PP encomenda pesquisa para avaliar candidatura de Derrite em SP

São Paulo – A direção municipal do PP encomendou uma pesquisa eleitoral para estudar a possibilidade de lançar o bolsonarista Guilherme Derrite (PL), secretário de Segurança Pública do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Prefeitura da cidade de São Paulo em 2024.

A pesquisa foi realizada pela Govnet em dezembro deste ano e mostra Derrite com 5% de intenção de votos no cenário estimulado, apenas um ponto percentual atrás dos deputados Tabata Amaral (PSB-SP) e Ricardo Salles (PL-SP). A informação foi divulgada pela Folha e confirmada pelo Metrópoles.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) lidera o levantamento com 25,88%, seguido do deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP), com 21,75%.

Embora publicamente o PP tenha sinalizado que apoiará a reeleição de Nunes, caciques do partido enxergaram potencial em uma eventual candidatura de Derrite por considerarem o apelo que ele traria às discussões de segurança pública – o tema é tratado por diversas campanhas como central para as próximas eleições.

Quem é Derrite

Filiado ao PL, silga pela qual se elegeu deputado federal no ano passado, Derrite integrou o PP entre 2018 e 2022 e mantém boas relações com os filiados. O secretário, inclusive, frequenta eventos da legenda e atua em costuras políticas envolvendo o partido.

Em novembro, o nome de Derrite passou a circular entre deputados do PL e do Republicanos como possível candidato na capital paulista. O secretário ainda não se posicionou publicamente sobre o tema e, entre aliados, têm dito que apoiará a candidatura de Salles, que foi ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro (PL).

No entanto, uma eventual candidatura de Derrite é mais bem vista do que a de Salles por duas figuras que já manifestaram apoio público a Nunes: o governador Tarcísio e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

Além disso, o fato de Derrite ser próximo a Bolsonaro facilitaria o apoio do ex-presidente, que tem relutado em entrar na campanha de Nunes e feito acenos à candidatura de Salles.

Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do Metrópoles SP no Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do Metrópoles SP: (11) 99467-7776.

PP encomenda pesquisa para avaliar candidatura de Derrite em SP

COMENTÁRIOS