Pesquisa aponta vitória de Trump por 30 pontos em primária republicana de Iowa | Mundo

Pesquisa realizada em conjunto pela NBC News, Des Moines Register e Mediacom Iowa apontou uma vantagem de cerca de 30 pontos percentuais para o ex-presidente Donald Trump em comparação com seus dois principais adversários na primária do Partido Republicano no Estado de Iowa, que acontece nesta segunda-feira (15).

O pleito em Iowa será o primeiro das primárias republicanas, que vão decidir quem será o adversário do democrata e atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nas eleições presidenciais em novembro.

De acordo com a pesquisa, Trump é a primeira opção de 48% do eleitorado republicano em Iowa para a primária de amanhã. Atrás do ex-presidente, Nikki Haley, ex-embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), aparece com 20% das intenções de voto. Em terceiro lugar, o governador da Flórida, Ron DeSantis, tem 16% da preferência do eleitorado.

Atrás dos três principais candidatos, Vivek Ramaswamy aparece com 8% das intenções de voto, enquanto Asa Hutchinson e Ryan Binkley têm 1% cada. Dois porcento dos respondentes afirmaram que não vão votar em nenhum dos candidatos e 5% disseram ainda não ter certeza.

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 12 de janeiro e entrevistou 4.170 republicanos registrados no sistema eleitoral e que devem votar amanhã. A margem de erro é de 3,7% para mais ou para menos.

Leia também:Eleições nos EUA colocam US$ 6 trilhões de impostos em jogo Dirigente do Fed de Atlanta diz que redução da inflação deve desacelerar

Em relação ao levantamento realizado em dezembro, houve uma oscilação negativa de 3 pontos percentuais para Trump, que antes concentrava 51% das intenções de voto. Já DeSantis foi de 19% para 16% e Nikki Haley ganhou 4 pontos na nova pesquisa, após registrar 16% no levantamento anterior.

A pesquisa também mostrou pouca margem para mudança de votos, já que 68% dos entrevistados afirmaram que já estão decididos quanto a sua primeira opção. Entre eleitores de Trump, 82% disseram que não pensam em trocar de candidato.

Donald Trump, ex-presidente dos EUA — Foto: Evan Vucci/AP

Pesquisa aponta vitória de Trump por 30 pontos em primária republicana de Iowa | Mundo

COMENTÁRIOS