Nova pesquisa mostra que Lula termina ano com aprovação em alta

Escrito en BLOGS el 29/12/2023 · 21:27 hs

Uma pesquisa interna do Palácio do Planalto a que Fórum teve acesso nesta sexta-feira (29) mostra que o governo Lula está encerrando o ano de 2023 com aprovação em alta. 

De acordo com o levantamento, 38% da população considera o governo bom ou ótimo, índice que representa alta de 2 pontos percentuais com relação a outubro. Trata-se de um movimento que mostra recuperação do prestígio da administração federal, visto que o pico de 40% de ótimo e bom foi registrado em agosto. De lá para cá, o índice variou entre 36% e 39%. 

Na outra ponta, a avaliação de que o governo é ruim ou péssimo caiu 1 ponto percentual: foi de 30% em outubro para 29%. Aqueles que consideram o governo regular são 31%. 

Entre os que avaliam o governo Lula regular, a maioria aponta que se trata de um “regular positivo”: 55% (alta de 6 pontos percentuais). Já os que avaliam como “regular negativo” caíram de 45% para 40%. 

Um dado da pesquisa que chama a atenção é o aumento da percepção positiva sobre o trabalho desempenhado pelo governo federal. O índice de aprovação foi de 51% em outubro para 54% em dezembro. Já o índice de reprovação fez o caminho contrário: caiu de 41% para 39%. 

Vale destacar, ainda, que 39% da população considera o desempenho do governo Lula “melhor que o esperado” – uma alta de 5 pontos percentuais. O índice dos que avaliam a administração como “pior que o esperado” caiu 3 pontos percentuais e agora é de 34%.

Por fim e não menos importante, o levantamento mostra que 52% dos brasileiros e brasileiras avaliam que os rumos do Brasil com a nova gestão federal estão melhorando (alta de 4 pontos percentuais), enquanto 38% acredita que estão piorando (queda de 5 pontos percentuais). 

Nova pesquisa mostra que Lula termina ano com aprovação em alta

COMENTÁRIOS