Navegador Arc Search tem IA que pesquisa na internet para você

A The Browser Company lançou o aplicativo Arc Search para iOS, navegador que combina recursos de IA com uma experiência simplificada de pesquisa. O recurso de maior destaque é o Browse for Me, que praticamente faz a busca na web no seu lugar: o app analisa seis sites diferentes sobre o assunto, cria um texto inspirado no resultado e o apresenta numa página própria.

O resultado é diferente de outros buscadores com IA integrada, como é o caso do Bing ou da pesquisa generativa do Google: essas ferramentas mostram o texto gerado no topo da pesquisa, mas ainda oferecem acesso aos links. O Arc Search, por sua vez, cria uma página com interface simplificada com títulos, emojis, passo a passo e muito mais. Ainda é possível acessar os links de origem, mas a ideia é concentrar todas as respostas num só lugar.

O navegador ainda conta com um bloqueador de anúncios e rastreadores ativo, opção para sincronizar as abas com o navegador e um modo de leitura nativo, que remove distrações nos sites. Além disso, ao abrir o app, o teclado já é exibido automaticamente, com objetivo de agilizar o processo de pesquisa com menos toques na tela.

Continua após a publicidade

O app é desenvolvido pela The Browser Company, responsável pelo desenvolvimento do Arc Browser para macOS — o navegador tem a premissa de permitir que os usuários alterem o visual das páginas para beneficiar a própria experiência de uso. A versão para Windows está prevista para chegar até o final do primeiro semestre deste ano e já possui uma fila de espera para download.

Pesquise para mim

O Browse For Me (algo que nesse contexto poderia ser traduzido como “Pesquisa para mim”) representa uma grande mudança na forma de pesquisar por artigos na web pelo celular. O usuário tem apenas o trabalho de informar o que deseja buscar e com apenas um toque na tela o navegador dá conta de analisar os resultados e criar um único texto.

Continua após a publicidade

Durante um teste feito pelo Canaltech, o navegador mostrou resultados extensos e bem explicados: além de informar o passo a passo para resolver o problema, trouxe títulos adicionais com dicas e outras informações úteis. O único problema é que a função opera apenas em inglês, mesmo que o termo seja pesquisado em português.

O CEO da The Browser Company, Josh Miller, explicou o processo de criação do app na sua própria conta do X (antigo Twitter). Segundo o executivo, a ideia surgiu a partir de três motivos: as pessoas não gostam de usar computadores aos finais de semana, a versão mobile do Arc parecia apenas uma adaptação da versão de desktop e navegar na internet pelo celular é considerado “quebrado e frustrante”.

A equipe de desenvolvedores constatou que muitos usuários abrem o navegador para uma pesquisa rápida e tentou simplificar o processo. O CEO aponta que a experiência de busca pode ser até duas vezes mais rápida do que no Chrome e no Safari graças ao Browse For Me e à quantidade reduzida de toques na tela.

Continua após a publicidade

Só para iOS

O Arc Search (iOS) foi lançado apenas para o sistema do iPhone e já pode ser baixado gratuitamente na App Store. A empresa não menciona o desenvolvimento de uma versão para Android, que também não possui a versão tradicional do Arc Mobile Companion.

O Canaltech entrou em contato com a The Browser Company para obter informações sobre um possível lançamento para o sistema operacional do Google, mas ainda não teve retorno. A matéria será atualizada caso a empresa envie uma resposta.

Navegador Arc Search tem IA que pesquisa na internet para você

COMENTÁRIOS