Botucatu: vendas de natal em 2023 superaram ano anterior, diz pesquisa da ACEB




Cidade

06 janeiro 2024

Para metade dos entrevistados houve aumento no volume de vendas

Para metade dos entrevistados houve aumento no volume de vendas (Foto: Acontece Botucatu)

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de Botucatu – ACEB – os empresários botucatuenses avaliaram positivamente as vendas durante o último período natalino.

Para metade dos entrevistados houve aumento no volume de vendas, em comparação com período análogo no ano anterior (06 a 24 de dezembro de 2022).

Veja o gráfico abaixo:

Para 60% dos entrevistados, o que definiu o resultado foram fatores externos. Para aqueles que consideraram positivos, destacam-se o pagamento do 13º salário, a estabilização dos preços de produtos, redução de custo do crédito e comércio eletrônico.

Para 20% dos empresários, a desaceleração econômica, proibição de funcionamento no dia 24/12 e aumento de empresas concorrentes na cidade influenciaram negativamente e, portanto, provocaram uma redução das vendas.

O resultado positivo, constatado pelos entrevistados, confirmou as expectativas, disse o presidente da ACEB, Ricardo Pauletti

 Os indicadores de confiança do empresário do comércio e do consumidor já vinham apresentando aumento nos meses que antecederam o período natalino. O resultado positivo, constatado pelos entrevistados, confirmou as expectativas, disse o presidente da ACEB, Ricardo Pauletti.

Os empresários também estão otimistas com 2024. Para 90% dos entrevistados, a expectativa de volume de vendas em 2024 é de aumento ou estabilidade em comparação com o ano anterior.

A perspectiva de diminuição da taxa básica de juros, medida que barateia o custo do crédito, e a redução do desemprego, elevam o otimismo do empresário do comércio incentivando investimentos para geração de mais negócios, afirma Pauletti.

Compartilhe esta notícia

Botucatu: vendas de natal em 2023 superaram ano anterior, diz pesquisa da ACEB

COMENTÁRIOS